Cidade brasileira recebe financiamento milionário para a construção de fábrica de ‘carros voadores’

Eve/Embraer/Divulgação

O sonho por ‘carros voadores’ está mais perto de se tornar realidade no Brasil. Isso porque o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assegurou um empréstimo milionário para a Eve Air Mobility, empresa associada à Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), com o objetivo de impulsionar a criação de uma fábrica especializada na construção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

De acordo com informações do jornal O Globo, o valor do financiamento será de R$ 500 milhões, dando continuidade à proposta aprovada em 2022 entre a Eve e o BNDES, com recursos em moeda estrangeira do banco e um prazo de 16 anos para pagamento. A sede da empresa está prevista para ser localizada na cidade de Taubaté, em São Paulo.

O CEO da Eve ressaltou, em nota ao jornal O Globo, que a fábrica será pioneira no país na construção desse tipo de veículo, e que o financiamento proporcionará uma construção sustentável, utilizando energia limpa e renovável.

A expectativa é que sejam produzidas cerca de 480 aeronaves por ano, equipadas com oito hélices dedicadas ao voo vertical e asas fixas, com propulsão alimentada por motores elétricos duplos.

O primeiro protótipo do veículo em escala real foi lançado em julho e, atualmente, uma série de testes está sendo realizada para avaliar e garantir bom desempenho, segurança, confiabilidade e baixos custos operacionais.

Fonte: BNews

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share