EUA decidem fornecer mísseis ATACMS de longo alcance à Ucrânia

Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou ao presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, que Washington fornecerá a Kiev mísseis de longo alcance do tipo ATACMS. Biden detalhou a Zelenski que o modelo enviado será o ATACMS, que atinge alvos a 300 km, muito além da frente de batalha. Objetivo seria atacar centros de comando, defesas áreas e linhas de suprimento da Rússia. 

De acordo com matéria do UOL, a informação foi relatada pela emissora NBC News, citando três autoridades americanas e um funcionário do Congresso, e pelo jornal britânico Financial Times. Kiev vinha há meses pedindo ao governo Biden que fornecesse os mísseis ATACMS para atacar e interromper linhas de suprimentos, bases aéreas e redes ferroviárias no território ucraniano ocupado pela Rússia.

A Ucrânia queria centenas de ATACMS, inclusive os dotados de uma única ogiva explosiva, mas a Casa Branca vinha resistindo – em parte por receio de que fornecer essa arma poderia escalar o conflito, mas também por preocupações do Pentágono de que elas fariam falta para as necessidades de defesa dos Estados Unidos.

Metro 1

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share