Médico brasileiro realiza primeiro transplante de rim de porco para humano

Foto: Divulgação/Massachussets

Mais um grande avanço na história da medicina foi registrado nos últimos dias. Trata-se do primeiro transplante de rim de porco para humano, realizado pelo médico brasileiro Leonardo Riella, em um hospital em Boston, nos Estados Unidos, onde o profissional atua. De acordo com o g1, antes do procedimento, órgão do animal foi geneticamente modificado.

O transplante, realizado no Massachussets General Hospital, é o primeiro, desse tipo, que foi feito em um paciente vivo. Até então, o único registro de procedimento semelhante foi registrado no ano de 2021, quando uma equipe médica de Nova York decidiu transplantar o rim de um animal para um humano, que havia sido diagnosticado com morte cerebral.

No Brasil, de acordo com o painel do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), há 38,9 mil pessoas na espera por um transplante de rim. Neste cenário, a cirurgia realizada por Riella é considerado um marco para a medicina e representa um avanço para milhares de pessoas que aguardam na lista de espera para o transplante.

Conforme anunciado pela equipe médica do Massachussets General Hospital, nesta quinta-feira (21), o paciente se recupera bem. O médico que comandou o transplante comemorou o sucesso da cirurgia. “Toda semana, temos que retirar pacientes da lista de espera porque ficam muito doentes para fazer um transplante durante a diálise”, ressaltou Riella.

“A disponibilidade oportuna de um rim poderia dar a oportunidade a milhares de pessoas de obter um tratamento muito melhor para a insuficiência renal do que a diálise”, enfatizou o cirurgião.

BNews

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share