Conflito entre Israel e Hamas entra no 3º dia com mais de 1,2 mil mortes

Foto: Eduardo Castro por Pixabay

O conflito entre Israel e Hamas chega ao 3º dia, nesta segunda-feira (9), e já resulta em mais de 1.200 mortes, com 700 em Israel, 493 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia. Destes, autoridades locais falam, em ao menos, 413 civis mortos, incluindo 78 crianças.

Além disso, estima-se 2.300 feridos em Israel, 200 deles em “estado crítico”, segundo o balanço atualizado pelas Forças de Defesa de Israel. O governo israelense também indicou que o Hamas capturou “mais de 100” pessoas no seu ataque, tomando-as como “prisioneiras”.

Israel, segundo o porta-voz das forças militares de Israel, Daniel Hagari, colocou nesta segunda, mais de 100 mil soldados perto da Faixa de Gaza, território palestino de onde partiu o ataque do último sábado (7).

Israel enviou dezenas de milhares de soldados com a missão de “libertar reféns” e “matar cada terrorista presente” em seu território, disse Daniel Hagari.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, pediu aos israelenses que se preparassem para uma guerra “longa e difícil” e o exército anunciou que removeria todos os habitantes das áreas próximas da Faixa de Gaza.

A escalada das tensões teve início no último sábado (7) quando o Hamas lançou um ataque contra Israel, disparando foguetes contra cidades israelenses a partir da Faixa de Gaza e realizando incursões por terra, ar e mar no território israelense.

Após isso, Israel revidou os ataques e declarou estado de guerra, com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, afirmando que a Faixa de Gaza pagará um “preço pesado que mudará a realidade de gerações”.

O primeiro-ministro de Israel prometeu ainda uma poderosa vingança, declarando que estão em guerra e vencerão.

– Tensão internacional –

No domingo (8), porém, o conflito ganhou mais complexidade com um ataque promovido pelo grupo Hezbollah, a partir do Líbano, em apoio ao Hamas.

O Conselho de Segurança da ONU, atualmente presidido pelo Brasil, discutiu a crise neste domingo, e vários membros denunciaram o ataque do Hamas, enquanto os Estados Unidos lamentaram a falta de unanimidade.

Diplomatas relataram que o Conselho não considerou emitir uma declaração conjunta, muito menos uma resolução vinculante. Outros membros, liderados pela Rússia, esperavam uma abordagem mais ampla que incluísse a condenação ao Hamas.

O ataque do Hamas foi condenado pelo Brasil, Estados Unidos e diversos países europeus e latino-americano.

Fonte: Bahia.Ba

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share