A Prefeitura de Mutuípe postou, recentemente, em suas redes sociais um alerta para cuidados com um vírus pouco conhecido, mas que tem tirado o sono de muitas famílias. Trata-se do vírus infantil “Mão Pé e Boca”.
O que é essa doença?
A doença mão-pé-boca é uma doença, causada pelo vírus Coxsackie, que ataca o aparelho digestivo, e pode acometer em adultos e crianças, porém, é mais frequente em crianças, principalmente nos menores de 5 anos. Os sintomas duram cerca de uma semana. É altamente contagiosa e sua principal característica é a formação de pequenas bolhas na pele desses três locais.
Vale lembrar que a falta de higiene das mãos pode contaminar superfícies, facilitando a transmissão também pelo contato com certos objetos.
Sintomas
Febre e a dor de garganta estão associadas a lesões vesiculares (pequenas bolhas) na boca, nas mãos e nos pés. Ainda podem ocorrer náuseas, vômito e diarreia.
lesões orais, como aftas e bem doloridas, o que faz com que as crianças tenham dificuldade de comer e até de tomar líquidos.
É possível que as bolhas apareçam em outras partes do corpo, como cotovelos, tornozelos, glúteos e genitais – mas não é tão comum.
Há casos de descamação das mãos e dos pés, além de descolamento da unha, de três a oito semanas após a infecção aguda.
Prevenção
Por não existir ainda uma vacina contra o vírus Coxsackie, o jeito é evitar a transmissão. Pra isso, é preciso tomar medidas de higiene, principalmente durante as trocas de fralda dos pequenos, e reforçar o hábito da lavagem das mãos entre as crianças maiores.
Nesse período, outras medidas de proteção importantes são a limpeza de objetos e dos ambientes da casa, além de evitar beijos e abraços.
A criança doente deve ficar em casa, afastada da escola, durante o período indicado pelo médico.
Tratamento
Como a doença é autolimitada (tem começo, meio e fim), o tratamento tem apenas o intuito de aliviar os sintomas. São utilizados analgésicos e antitérmicos, por exemplo, e só é necessário internação, quando a criança sofre desidratação por causa da dificuldade de ingerir líquidos. porém, essas situações são raras.
Portal Conceito