![](https://valemaisnoticias.com.br/wp-content/uploads/2025/02/papa-1.jpg)
O papa Francisco interrompeu uma leitura após sentir falta de ar durante uma celebração neste domingo (9), no Vaticano. “Peço desculpas e peço que o mestre de cerimônias continue a leitura devido à dificuldade de respirar”, disse o religioso, apontando para o próprio peito. Ele entregou os papéis ao arcebispo Diego Ravelli, que continuou a celebração.
A cerimônia fazia parte das celebrações do jubileu da Igreja Católica. Cerca de 30 mil militares estavam na praça de São Pedro, segundo a agência de notícias Ansa.
Francisco pregava sobre a “necessidade de sempre defender a vida”. Ele também falou a respeito da necessidade de “parar de cultivar o espírito de guerra”.
Esta é a segunda vez na mesma semana em que o Papa precisa de ajuda para finalizar um discurso. Na quarta-feira (5), ele disse: “Quero pedir desculpas, pois com essa forte gripe que me assolou estou com dificuldade de falar”.
O pontífice sofre com um quadro de bronquite, segundo a Santa Sé. Em 2023, ele foi hospitalizado três vezes com quadros da mesma doença. Na juventude, o Papa precisou tirar um pedaço do pulmão devido a uma doença respiratória.
Bahia.Ba