O pagamento do benefício do bolsa família do mês de dezembro foi antecipado e começará a ser pago pela Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (10). A previsão é de que 21 milhões de famílias sejam contempladas, conforme informações do portal Valor Investe.
Moradores de cidades em estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal e beneficiários de NIS com final 1 terão prioridade no pagamento. Ainda, cerca de 5,2 milhões de famílias devem receber o auxílio gás, com valor equivalente a 100% do valor da média nacional do botijão de 13 quilos, que estava custando o valor médio de R$ 104,00.
Em contrapartida, o décimo terceiro do Bolsa Família não será pago em 2024. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o motivo é devido ao programa se tratar de um auxílio assistencial para pessoas de baixa renda e não de um contrato salarial.
O pagamento do décimo terceiro foi feito apenas em 2019, no governo Bolsonaro, contemplando 13,5 milhões de famílias. O custo total foi de, aproximadamente, R$ 2,58 bilhões.
O MDS alertou também para boatos como a antecipação da parcela de janeiro, que tem ganhado forças na internet. Em casos de dúvidas, o recomendado é procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121, ou buscar informações no portal www.gov.br/mds e nas redes sociais do ministério.
Confira o calendário com data de pagamento do bolsa família de dezembro:
10 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 1
11 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 2
12 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 3
13 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 4
16 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 5
17 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 6
18 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 7
19 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 8
20 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 9
23 de dezembro – Beneficiários com NIS de final 0