Novo vírus surge na China, e a Sesab emite comunicado

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou uma nota esclarecendo que está monitorando de perto a situação do surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China.

O órgão afirma que está acompanhando a situação através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e tem fornecido orientações e intensificado o trabalho da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Bahia (Cievs). O objetivo é manter os profissionais alertas em relação ao contexto.

Entre as sugestões, destaca-se a orientação para que os especialistas das áreas de epidemiologia colaborem com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), contribuindo na identificação e no relato de casos suspeitos de infecções respiratórias.

Até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não declarou um alerta global em relação à doença. O Ministério da Saúde do Brasil já comunicou que está acompanhando a situação.

O HMPV é um patógeno respiratório responsável por infecções nas vias aéreas superiores e inferiores, tendo sido descoberto pela primeira vez no Brasil no ano de 2004. Desde então, o acompanhamento do vírus tem sido constante. Ele é normalmente associado a casos leves de síndromes gripais, mas, em algumas situações, pode progredir para síndromes respiratórias agudas severas que requerem hospitalização.

Os pequenos com menos de 2 anos são os mais frequentemente afetados pela doença, embora pessoas de todas as idades possam contrair. No momento, não há um tratamento antiviral específico para o HMPV, nem uma vacina que impeça a infecção.

Mídia Bahia

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share