Foi aprovada por unanimidade de votos na Sessão Ordinária desta quarta-feira (17/05), na Câmara de Vereadores da cidade de Mutuípe, a Moção Repúdio nº 002/2023, de autoria dos Vereadores João Carlos (PT) e Vereador Indio Josafá do (PDT), para com o Governador do Estado da Bahia Jerônimo Rodrigues, pelo reajuste linear de apenas 4% proposto aos servidores públicos baianos, em especial aos profissionais da área da Segurança Pública.
De acordo com a justificativa dos autores, o governador Jerônimo Rodrigues, em uma coletiva de imprensa realizada no Centro Administrativo da Bahia, anunciou o conjunto de projetos de lei enviado à Assembleia Legislativa, referente à reestruturação de cargos e reajuste de servidores públicos baianos. Dentre os mencionados, os Vereadores consideram irrisório o reajuste linear de 4%, exatamente por entender que o percentual não cobre a perda salarial de 54% acumulada ao longo dos últimos anos.
Para os Parlamentares, a proposta gera frustração na categoria que esperava, entre outros benefícios, uma política de valorização salarial.
Ontem 16/05, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o projeto de reajuste salarial de 4% para os servidores públicos do estado, incluindo pensionistas, aposentados e profissionais Reda. A sessão durou mais de quatro horas, com diversas tentativas de obstrução da oposição.
A Moção aprovada será encaminhada ao Governo do Estado da Bahia.