Mutuípe: Tim responde a moção de repúdio aprovada na Câmara de Vereadores

Foto: Reprodução

No dia 15 de março de 2023, foi aprovada por unanimidade, em Sessão Ordinária, a Matéria Legislativa que “Dispõe sobre a Moção Repúdio contra a Operadora de serviços de telefonia móvel, TIM, pelo descumprimento dos padrões mínimos de qualidade na prestação do serviço neste município.”
Em resposta ao questionamento, a Operadora TIM, por meio de Ofício, mencionou os esclarecimentos que constam nesta publicação.

Confira abaixo:

Em atenção ao Oficio Circular n. 02/2023, de 23 de março de 2023 da Câmara Municipal de Mutuípe/BA, no qual, fazendo referência à moção de repúdio n. 001/2023, de 15 de março de 2023, solicita providências para melhoria na telefonia móvel no Município de Mutuípe/BA, a TIM vem, por meio desta, esclarecer o que se segue.

Inicialmente importa esclarecer que, no que tange ao serviço de tecnologia móvel, a TIM realiza Atualmente a prestação do serviço nas tecnologias 3G e 4G, por meio de acordo de compartilhamento com a prestadora Vivo, que consiste em 6 (seis) ERBS de tecnologia 3G e 6 (seis) ERBS de tecnologia 4G no Municipio de Mutuipe/BA.

Por meio desta, a TIM atende a todos os indicadores de qualidade da Anatel em conformidade com o novo Regulamento de Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (“RQUAL”), aprovado pela Resolução nº 717, de 23 de dezembro de 2019.

Ainda, cumpre informar que, em razão da aquisição parcial da unidade móvel Ol, a TIM herdou I (uma) ERBS de tecnologia 2G e 1 (uma) ERBS de tecnologia 3G da Oi na localidade em questão, no entanto, visando obter melhor performance no serviço de dados e tecnologia

VoLTE (serviço de voz sobre a rede de dados 4G) e buscando proporcionar o acesso da população ás novas tecnologias dos serviços de Telefonia Móvel, estes sites foram migrados para tecnologia 3G c 4G.

Ressalta-se que esta estrutura garante uma cobertura superior a 80% (oitenta por cento) do distrito administrativo em questão por parte da TIM. conforme pode ser observado nos mapas de cobertura a seguir.

Ademais, ressalta-se que, após identificação de falhas sistêmicas a TIM, juntamente com a Vivo, realizou proativamente correções técnicas na rede no mês de abril de 2023. Destaca-se, no entanto, que as redes de telecomunicações são instaladas em ambiente externo, sujeito a chuvas, acidentes, bem como às falhas de equipamentos. Tais falhas podem ser suportadas por redundâncias e não impactarem os consumidores, mas podem, também, ocasionar uma eventual e

momentánea percepção de ausência de sinal na respectiva tecnologia afetada.

Por fim, cabe informar que é possível verificar a cobertura local através do portal da TIM na internet, denominado “MAPA DE COBERTURA”, no qual reforça o seu compromisso com a qualidade do serviço prestado e transparência. Por meio dessa ferramenta, o usuário e o público em geral podem verificar e acompanhar a evolução da cobertura da rede da TIM e as ações de melhoria realizadas em diversos municipios do Brasil, bem como visualizar a localização das antenas instaladas e das que estão em fase de implementação. Esse portal pode ser acessado por meio do endereço eletrónico: https://site.tim.com.br/rs/para-voce/cobertura-e-roaming/mapa-de-cobertura.

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