Governador da Bahia pede a prefeitos que entrem em consenso sobre eleição do CONVALE

Foto: Marcos Frahm

O freio de arrumação para conter as discussões entre pretensos candidatos ao cargo de presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – CONVALE foi acionado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante visita ao município de Nova Itarana, no sábado (07). Jerônimo, ao discursar, pediu para que os prefeitos do território entrem em consenso, ”porque um consórcio dividido é um consórcio fraco”, disse o governador, que pediu aos gestores para que entrem em acordo. O cargo de líder da entidade que congrega 20 prefeitos é cobiçado e já tem três pretensos candidatos na disputa: Antônio Sampaio (Avante), reeleito prefeito de Irajuba, Marquinhos Senna (PP), reeleito prefeito de Lagedo do Tabocal e Nelson Portela (PT), de Maracás, mas com uma ressalva: Nelson, que já foi prefeito, volta ao poder em janeiro e para a disputa o estatuto diz que só pode prefeito reeleito.

Entretanto, o de Maracás contesta as cláusulas e diz que houve alteração das regras em 12 de setembro deste ano e que isso seria inconstitucional [relembre]. Já o atual presidente, Danilo Italiano (PSD), de Nova Itarana, que deixará o cargo em 31 de dezembro nega irregularidades e diz que a alteração teve a anuência dos prefeitos e que a aprovação passa pelas câmaras municipais [relembre].

Informado sobre a tensão entre os prefeitos aliados, Jerônimo disse que precisa da ajuda dos mandatários para governar com a unidade da base. ”Entrem em acordo, porque eu quero sentar com vocês, botar vocês pra sentar, quem for de infra, com a secretaria de responsabilidade, quem for de saúde com a secretária Roberta. Precisaremos de tanta coisa de saúde e, eu, a partir de junho ou julho, já vou ter uma folga de recursos pra dizer; bora meter bronca, bora construir UBS, UPA, os postos de saúde, para que as pessoas não precisem andar por tão longe. Eu preciso governar com a força desse time”, apelou Jerônimo num evento que reunia 30 prefeitos, entre os do Vale e do Recôncavo baiano. Depois do recado, Jerônimo, que estava acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu com os prefeitos, juntos, almoçaram e o assunto COONVALE deve ter entrado na pauta.

Blog do Marcos Frahm

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share