O ano de 2024 foi o mais quente já registrado no Brasil desde 1961, quando foi iniciada a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o órgão, a média de temperatura anual foi de 25,02°C. O desvio médio de temperatura foi de 0,79°C, considerando a série de 1991 a 2020. Os dados confirmam a tendência de que 2024 tomaria o lugar de 2023 como o ano mais quente do país.
O comunicado do Ministério da Agricultura e Pecuária, órgão o qual o Inmet é vinculado, informa que foi verificada “uma tendência de aumento estatisticamente significativo das temperaturas ao longo dos anos” nos desvios de temperaturas médias, “que pode estar associada à mudança no clima em decorrência da elevação da temperatura global e mudanças ambientais locais.”
A anomalia é uma variação —positiva ou negativa— de uma temperatura em relação à linha de base. No caso, a mais alta até então havia sido a de 2023, com 0,69°C.
Segundo especialistas, o recorde de 2024 pode ser explicado pela combinação de oceanos e continentes mais quentes, em razão das mudanças climáticas e pelos efeitos do El Niño. Ainda não há previsões divulgadas para o ano de 2025.
Bahia Noticias