Em greve, professores da UNEB fazem mobilizações nesta quarta-feira

Imagem: divulgação

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) permanecem em greve e realizarão, nesta quarta-feira (9), uma série de mobilizações em Salvador. O movimento ocorre no mesmo dia em que a categoria terá mais uma rodada de negociações com o governo estadual, como parte de sua luta por recomposição salarial e contra a precarização da carreira docente.

A primeira ação será uma aula pública, às 9 horas, na Praça da Piedade, com o tema “A Função Social da Uneb”. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre o papel da universidade no desenvolvimento do Estado e como a precarização da carreira afeta diretamente o ensino superior público na Bahia. Já à tarde, às 14 horas, um ato simbólico será realizado em frente à Secretaria Estadual de Educação (Sec), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), enquanto ocorre a reunião com o governo. A categoria busca demonstrar unidade e resistência na defesa de seus direitos.

A Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) apresentaram uma contraproposta ao governo estadual na última reunião, realizada em 2 de outubro. As principais demandas incluem a recomposição salarial, a publicação de um Projeto de Lei para garantir vagas para promoções docentes ainda este ano, com implementação até fevereiro de 2025, a resolução sobre os adicionais de insalubridade e a criação de um programa de transporte para docentes itinerantes.

Entretanto, o governo estadual rejeitou a proposta de recomposição salarial, mantendo a oferta de um reajuste dividido em quatro parcelas, com um ganho acumulado de 13,83% até 2026. As parcelas estão distribuídas em 4,7% para janeiro de 2025, 2% em julho de 2025, 4,5% em janeiro de 2026 e 2% em julho de 2026.

Apesar da rejeição à proposta salarial, o governo aceitou discutir as promoções e afirmou que essa questão será abordada na reunião de 15 de outubro. Quanto ao adicional de insalubridade, o tema está sob análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para a regulamentação. Já o programa de mobilidade para docentes itinerantes está sendo desenvolvido internamente pela Reitoria da Uneb.

Blog do Valente

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share