A pesquisa realizada pela AtlasIntel e publicada nesta terça-feira (11) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 em todos os cenários, com exceção da disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Caso ocorra um segundo turno entre os dois candidatos, Lula e Tarcísio se encontram em uma situação de empate técnico, com o petista recebendo 45,7% das intenções de voto e o governador obtendo 44,7%.
O estudo ainda criou simulações para a fase inicial da votação. Em uma das possibilidades, Lula teria 41,1% das preferências eleitorais, superando Tarcísio, que ficaria com 26,2%. Outros concorrentes, como Ronaldo Caiado (União Brasil), com 5,9%, e o artista Gusttavo Lima, com 5,6%, figuram como alternativas menos relevantes.
O estudo também projetou uma possível competição contra Jair Bolsonaro (PL), apesar da sua situação de inelegibilidade. Nessa simulação, o candidato do PT ganharia com 44% dos votos, enquanto Bolsonaro teria 40,6%. Simone Tebet (MDB) obteve 4,9%, e Ciro Gomes (PDT) ficou com 4,5%.
Embora haja uma diminuição na aprovação do governo e do presidente, que registou 45,9% em janeiro, o petista continua a liderar nas projeções. A desaprovação a Lula atingiu 51,4%, enquanto 42% avaliam sua gestão de maneira favorável.
Ao avaliar a gestão de Jair Bolsonaro, 48,5% dos participantes da pesquisa opinam que a administração de Lula é superior, enquanto 45,8% têm uma visão positiva do governo anterior. Apenas 5,7% dos eleitores acreditam que as gestões de Lula e Bolsonaro foram “semelhantes”.
A AtlasIntel entrevistou 3.125 brasileiros aptos a votar entre os dias 27 e 31 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Mídia Bahia