A Câmara dos Deputados aprovou em sessão plenária, nesta quarta-feira (1°), a criação de uma bancada negra para a Casa. A matéria agora segue para promulgação, ou seja, ainda será analisada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O grupo será composto por parlamentares negros, com uma coordenação-geral e três vice-coordenadorias. Ele participará das reuniões de lideranças partidárias e terá o direito de usar o tempo de liderança durante as discussões.
O relator da proposta é o deputado baiano Antonio Brito (PSD). Ele declarou que escreveu o parecer focando apenas na importância da criação da bancada, “isolando qualquer questão ideológica, de gênero e política partidária”.
“Isso aqui é um gesto simples, isso aqui não é nada contra ninguém. Esse gesto não é contra ninguém, ele é a favor de todos nós e é a demonstração que nós não podemos só ver pretos e pretas para ter fundo eleitoral de partido nem para PEC de Anistia para partido que não cumpre. Nós queremos ver pretos e pretas compondo essa Casa e honrando o nosso país”, disse o parlamentar.
Metro 1