Se já está quente em Salvador, que registra uma média de 33°C nos últimos dias, em Barra, no Vale do São Francisco, está insuportável. A cidade baiana foi a mais quente do estado no domingo (16) e registrou 36.5°C.
Outros municípios, como Itaberaba e Ibotirama, no Vale do São Francisco, e Brumado, no centro-sul, também registraram altas temperaturas. O índice foi de 35.5°C, 35.3°C e 35.2°C, respectivamente. A capital baiana teve 33.5°C nas últimas 24h.
No ranking nacional, Uruguaiana (RS) lidera a classificação, com 40.0°C. Em sequência, aparecem Seropédica (RJ), com 39.3°C, Santa Cruz (RJ), 39.1°C, Rio de Janeiro (RJ), 38.6°C e São Borja (RS), 38.4°C, completam o top 5.
As temperaturas elevadas e o calor devem persistir até o fim do mês de fevereiro na Bahia, é o que indica o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Essas temperaturas são típicas desta época do ano, já que é normal que o verão baiano registre valores mais altos, nesta semana, em particular, a atuação de sistemas de alta pressão tem reduzido a quantidade de nuvens, permitindo maior incidência de radiação solar sobre o solo, o que ocasiona que as temperaturas subam ainda mais. As temperaturas seguem sem maiores mudanças, apresentando máxima de 34°C e mínima de 24°C.
Correios