No dia 23 de outubro, o Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, localizado em Mutuípe (NTE 09), será palco da 18ª edição da Caravana Digital. Promovida pela Secretaria de Educação do Estado, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), a ação mobilizará cerca de 829 estudantes e 50 professores de diferentes escolas da região.
O que esperar da Caravana Digital
Durante dois turnos, os participantes terão acesso a uma série de atividades interativas, lúdicas e tecnológicas. Entre as experiências disponíveis, estarão:
- Geometria origâmica
- Massinha condutiva
- Makey makey
- Fotografias com chroma-key
- Labirinto de arame gigante
- Alquimétricos
- Confecção de chaveiros
- Caneta de impressão 3D
- Voo demonstrativo de drone
Essas atividades permitirão que estudantes e docentes explorem novas tecnologias e experimentem métodos inovadores de ensino, promovendo um aprendizado mais dinâmico e envolvente.
Oficinas disponíveis
A Caravana Digital também contará com três oficinas voltadas tanto para educadores quanto para estudantes, com carga horária de 4h cada. As oficinas oferecidas serão:
- Podcast
- Design de Interiores com Floorplanner
- Comunicação e Expressão
Essas oficinas visam estimular a criatividade e a expressão dos participantes, proporcionando novas ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem.
Impacto da Caravana Digital nas escolas
A Caravana Digital já passou por diversas cidades da Bahia, incluindo Lauro de Freitas, Itaparica, Vitória da Conquista, Feira de Santana, entre outras. De acordo com João Paulo Lima Martins, professor do Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão – Lourdes Carvalho Neves Batista, a iniciativa é um momento importante para o desenvolvimento de novas competências:
“A Caravana traz uma dinâmica muito boa para o enriquecimento do conhecimento dos nossos alunos no âmbito geral, pois está oportunizando a todos usufruir de novas tecnologias para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem”, destacou o professor.
A estudante Júlia Maria Santana Caetano, que participou de uma edição anterior, também elogiou a ação:
“Foi bem especial para mim, nunca participei de uma ação igual a essa. A caravana nos trouxe muito conhecimento e nos permitiu interagir com pessoas e coisas novas, como a tecnologia e jogos que nos fizeram pensar e exercitar a memória.”
Objetivo da Caravana Digital
O principal objetivo da Caravana Digital é potencializar o engajamento estudantil e da comunidade escolar, utilizando tecnologias acessíveis e de baixo custo. A proposta é mostrar como pequenas intervenções tecnológicas podem transformar o ambiente escolar, ampliando o interesse pela aprendizagem e fortalecendo projetos educacionais.
Fonte: Midia Bahia