O presidente Lula (PT) tem sido orientado a deixar o discurso de polarização política e iniciar uma nova narrativa com o eleitorado de direita.
A mudança para a narrativa, segundo assessores do governo, surgiu com a orientação do marqueteiro, Sidônio Palmeira, que foi responsável pela campanha política do presidente. Ele tem feito visitas ao Palácio da Alvorada para prestar orientações aos ministros e o presidente sobre a comunicação do governo.
Segundo a avaliação feita pelo marqueteiro, as menções feitas por Bolsonaro afastaram o eleitorado – que preferiu apoiar a direita em vez da esquerda na última eleição para presidência.
A orientação feita à equipe ministerial do Planalto é de reduzir a polarização e evitar mencionar o governo passado dentro do possível.
“A nossa estratégia é enfatizar as conquistas econômicas da gestão Lula, mas, como resumiu o assessor, “respeitando as preferências políticas de cada um” afirmou.
O Presidente não tem expectativa na conquista do eleitor ideológico, mas avalia que consiga um eleitorado moderado que consegue enxergar os avanços atuais do país.
O resultado dos estrategistas é de que foi justamente esse eleitor que fez a avaliação da gestão atual como boa ou ótima, em 2023, e agora avalia como regular, ruim ou péssimo.
Diante disso, a estratégia agora é utilizar o slogan “Fé no Brasil”, em um aceno ao eleitor evangélico, mas com uma continuação: “A gente está no rumo certo”, para dialogar com o eleitor que mudou de opinião sobre o governo petista.
A meta da nova campanha é ressaltar que as iniciativas da atual gestão é para todos, mesmo com as diferenças de pensamentos.
Nas palavras do assessor do presidente, é tentar encontrar pontos de consenso entre eleitores identificados com de esquerda e com a direita, como em relação ao combate à inflação.
A meta é que a campanha publicitária seja divulgada ainda neste mês (Abril).
Fonte:BNews