A Prefeitura de Mutuípe oficializou nesta terça-feira (30), o decreto de emergência, em decorrência, dos estragos provocados pelas chuva. Na sexta-feira (26), a cidade foi atingida por uma forte tempestade que evidenciou a necessidade de intervenção da Defesa Civil em vários pontos.
“Declara Situação de Emergência nas áreas do Município de Mutuípe afetadas por chuvas intensas – OBRADE 1.3.2.1.4 – CONFORME IN/MDR Nº 0036/2020.” Diz o decreto 010/2024.
O decreto se baseou no alto índice pluviométrico registrado, a quantidade de pessoas que ficaram desalojadas, afetados pelas chuvas e danos materiais em decorrência dela, os problemas gerados e a dificuldade da prefeitura em resolvê-los sozinha, interrupção de estradas vicinais, a necessidade de ampliação e modificações na rede pluvial da cidade, e parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a
coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta aos
danos ocorridos e reabilitação do cenário anterior.
Autoriza também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos danos ocorridos e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelos danos, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
A decisão tem validade por 180 dias e agora necessitará de reconhecimento dos governos Estadual e Federal.
Ubaíra, Milagres e Jaguaquara, todas no Vale do Jiquiriçá, adotaram a mesma iniciativa.