Verão torna a candidíase vaginal mais frequente, veja como se prevenir

O verão está agitando as praias e piscinas de todo o país e por isso, as mulheres devem ter cuidado redobrado com a candidíase. Segundo o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior, os fungos agentes causadores deste mal preferem locais quentes e úmidos. E nesta época, além do calor, também é comum o uso prolongado de roupas de banho como biquínis e maiôs, fazendo com que a frequência do problema seja ainda maior.

De acordo com o especialista, outro fator que pode causar a doença é a utilização de roupas muito apertadas, calcinhas de tecidos sintéticos e o uso de antibióticos. “Este tipo de medicamento pode alterar a flora de proteção vaginal e facilitar o aparecimento da candidíase”, explica o especialista.

O fungo mais frequente entre as diversas espécies agentes da Candidíase é a Candida Albicans. Este fungo está presente em nosso organismo e normalmente fica localizado no intestino sem fazer mal algum. “Quando há queda de resistência do organismo ou modificação do ph vaginal, este fungo, por ser oportunista, prolifera e causa os sintomas conhecidos como irritações, pruridos, entre outros”, diz doutor Élvio. “É importante ressaltar que você não adquire o fungo na praia, apenas dá para eles um ambiente favorável para se desenvolver rapidamente”, esclarece.

Entre as principais medidas para evitar a candidíase nesta época do ano estão a preferência por calcinhas de algodão, evitar o uso de calças apertadas ou de materiais sintéticos, não ficar muito tempo com o mesmo biquíni molhado na praia ou na piscina e optar por saias e roupas leves ao invés de calças jeans, para que a região não fique tão abafada.

A medida mais indicada é procurar um especialista para um diagnóstico efetivo da doença feito por um exame ginecológico. “Após a consulta com um ginecologista, o tratamento é feito com cremes vaginais fungicidas associados ao tratamento oral. Mas caso a ocasião não permita que a pessoa busque ajuda médica rapidamente, outra opção são os tratamentos com banhos de assento feito com bicarbonato de sódio ou ácido bórico”, alerta o médico. Existem diversos tipos de tratamentos para a candidíase, mas é comum que ocorra uma reincidência. Por isso, muitas vezes o tratamento deve ser feito por um período mais longo.

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share