Uso constante de ibuprofeno pode causar infertilidade em homens, diz pesquisa

Reprodução

O uso do anti-inflamatório ibuprofeno pode causar infertilidade e disfunção hormonal em homens adultos jovens. É o que indica uma pesquisa feita na Dinamarca. Segundo o estudo, o uso sem supervisão médica pode afetar a função de testículos, incluindo a produção de testosterona.

O uso também pode deflagrar disfunção erétil e fadiga. A pesquisa foi publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). O primeiro autor do estudo é o neurologista David Møbjerg Kristensena, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. A ação do analgésico foi observada em 31 homens saudáveis entre 18 e 35 anos que utilizaram 600 mg de ibuprofeno diariamente por duas semanas.

O estudo excluiu indivíduos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, com evidência de úlcera, sinais de disfunção de fígado ou disfunção renal para que não houvesse interferência no resultado.

Os pesquisadores observaram que os participantes desenvolveram uma condição conhecida como hipogonadismo, em que testículos não produzem hormônios ou espermatozoides adequadamente. A disfunção normalmente surge em homens de meia idade. O medicamento já foi associado ao risco de aumento de problemas cardíacos.

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share