Faltando pouco mais de seis meses para abertura do processo eleitoral, a cidade de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, vive o dilema de cinco pré-candidaturas e pouca discussão da população sobre o tema. Segundo uma fonte revelou a redação do Mídia Bahia, nas ruas da cidade quase ninguém debate sobre o pleito que se aproxima.
Na situação dois pré-candidatos são ventilados, o atual prefeito Fred Andrade, do Solidariedade, é candidato natural por ter direito a reeleição, mas, até o momento ele não declarou publicamente se irá concorrer, comenta-se que os vereadores da base desejam a sua permanência, porém, uma pesquisa teria apontado melhor condição de disputa do aliado e ex-prefeito Fabio Cristiano, Fabinho, do Partidos dos Trabalhadores – PT, em 2016, ele desistiu da reeleição, no melhor momento de sua gestão e construiu junto com a sua base a candidatura do atual gestor.
Em 2019, o vereador Eliomar, eleito ao lado de Fred, deixou o cargo e anunciou que concorreria à prefeitura, logo após assumir o mandato no legislativo ele havia sinalizado postura independente.
Na oposição dois nomes tentam agregar, o ex-prefeito Lúcio Monteiro do PSD, sinaliza para aliados que tentará voltar a comandar o executivo municipal, ele deixou o poder em 2012, tentou retornar em 2016, mas, não teve existo.
Desde o fim do ano passado o empresário Cláudio Saldanha tem demostrando o interesse em comandar Ubaíra, ele já declarou publicamente o seu desejo, e trabalha para ser o nome da oposição no município.
A escolha de candidatos em convenções partidárias podem acontecer após 20 de julho.
Fonte:Midia Bahia