Teste em urnas eletrônicas pelo TSE identifica três falhas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou no relatório do Teste Público de Segurança 2017 do sistema eletrônico de votação, nesta sexta-feira (1º), que foram identificadas falhas que permitiram o acesso, por parte dos investigadores que fizeram o teste, a três pontos importantes da urna eletrônica que será usada nas eleições de 2018.

Dos 14 pontos testados, houve falhas em três. Os investigadores contratados pelo TSE para o teste da urna descobriram a chave de acesso ao sistema de arquivo do equipamento, o que permitiu ter acesso ao log (análogo à caixa preta) e ao registro digital de votação.

Segundo o tribunal, as falhas estão sendo corrigidas e não há riscos quanto à votação de 2018. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, garante que o problema não ocorreu na eleição passada, porque foi identificado em uma atualização de sistema.

Gilmar afirmou que “a credibilidade é cada vez mais robustecida nos sistemas de hardware, software e correlatos”, e disse que “inimaginável seria hoje que se voltasse à chamada era do voto em papel, época que facilitava fraude humana na apuração e totalização do voto”.

Bahia.Ba

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share