Tarde de tradição e cultura: Bloco dos “Cão” invade as ruas de Jiquiriçá

Foto: Reprodução Portal Conceito/Léo Xavier

Na tarde desta terça-feira, 13 de fevereiro, o Bloco dos Cães tomou as ruas do município de Jiquiriçá, como parte de sua tradição anual durante o período carnavalesco. Com saída marcada para as 12h30 no Largo dos Prazeres, o evento reuniu amigos e a população local em uma celebração marcada por história e cultura.

A origem centenária do bloco remonta a uma prática histórica na qual pinturas de carvão misturadas com óleo de cozinha conferiam aos participantes uma tonalidade preta, em busca das Almas Penadas, uma tradição antiga da região. Hoje, o Bloco dos Cães mantém viva essa tradição, mobilizando centenas de participantes trajados a carvão, que percorrem as ruas para celebrar o carnaval de forma singular.

Além de seu significado cultural, o bloco também desempenha um papel econômico significativo, movimentando a compra de carvão, óleo de cozinha e outros produtos durante o percurso do evento, impulsionando assim a economia local.

Apesar de sua importância histórica e cultural, o bloco enfrenta resistência de alguns moradores, que atribuem a cor preta da pintura a um possível preconceito. No entanto, há quem argumente que a imagem do cão não necessariamente remete à cor preta, levantando questionamentos sobre essa percepção.

Benedito Almeida, conhecido como Chefe dos Cães, destaca que a tradição do bloco não interfere no desenvolvimento do município. Ele ressalta que, durante os oito anos de mandato do prefeito Cascalho, o Bloco dos Cães saiu todos os anos sem prejudicar o crescimento da cidade, desmistificando possíveis crenças sobre atrasos causados pelo evento.

Assim, o Bloco dos Cães continua a desempenhar um papel importante não apenas como uma celebração carnavalesca, mas também como um símbolo de identidade e resistência cultural na história de Jiquiriçá.

Fonte: Portal Conceito

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share