Suplemento alimentar: mitos e verdades!

Foto: Reprodução\Internet

Resolveu colocar em prática o projeto musa-fitness-do-verão-e-sarada-para-o-Carnaval e já no primeiro dia de treino ficou se olhando no espelho tentando encontrar resultados visíveis? Por um breve minuto você vislumbrou um gominho na barriga, mas, depois se deu conta que foi apenas uma ilusão causada pelo excesso de serotonina em seu organismo? Passada a euforia inicial, acabou pesquisando no Google algo tipo “como conseguir resultados mais rápidos na academia”?

Se chegou a esse estágio, certamente deu de cara com uma profusão de propagandas de suplementos alimentares e pensou que tinha, finalmente, encontrado a fórmula milagrosa? Calma lá! Nada de se precipitar e cair nas promessas de todo link que abre por aí. Suplementar é válido, sim, mas nem sempre é necessário e, principalmente, não deve ser feito sem o auxílio de um profissional especializado.

Por isso, convidamos quem entende do assunto, a nutricionista clínica e esportiva Maria Vitoria Curban Falcão, para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema. Confira abaixo e saiba como tirar melhor proveito do combo “academia + alimentação regrada (que não necessariamente precisa ser uma dieta super restrita) + suplementação”.

Comecei a malhar, e agora? Devo suplementar?
Não necessariamente. A alimentação por si pode dar conta de oferecer tudo aquilo que o corpo precisa após um treinamento físico. Os suplementos devem ser um plus em alguns casos, mas não em todos. Na maioria deles, sempre opto pela alimentação e evito ao máximo o consumo de suplementos.

Qual a importância dos suplementos? Eles ajudam a acelerar os resultados dos treinos?
Não necessariamente. A comida em si é o mais importante, pois ela supre e fornece mais vitaminas e minerais do que os próprios suplementos. Além do mais, precisamos ficar atentos ao que estamos consumindo, pois grande parte dos suplementos encontrados no mercado possem muitos aditivos químicos (corantes, adoçantes, conservantes, estabilizantes…). E isso pode até prejudicar o resultado.

Eles fazem mal? Engordam? Quais os efeitos colaterais?
Se bem utilizado, não engorda. Os efeitos colaterais se dão com o abuso destes ou então com a escolha errada (comprar algo muito artificial). Com um acompanhamento, eles podem gerar resultados muito legais, mas é importante lembrar que o alimento tem um poder crucial nisso.

Liste os suplementos mais comuns e as suas funções

Os que considero de maior importância são:

*Whey Protein (produzida a partir do soro do leite) e Veggie Protein (proveniente de fontes alimentares veganas, como arroz, lentilha e ervilha). Eles trabalham na síntese proteica, ou seja, minimizam o desgaste, auxiliam no ganho e na reparação muscular, o que pode ser bom para praticantes de musculação e para idosos.
É um suplemento com muitos benefícios para todas as pessoas, desde os que praticam atividade física, até as que tem osteopenia ou osteoporose.

*Creatina. Ela auxilia no aumento de massa muscular e trabalha diretamente na formação de energia de explosão (síntese e ressíntese de atp), melhorando rendimento em treino, já que, dessa forma, evita fadiga muscular.
Está presente naturalmente no nosso corpo, porém, em pequenos estoques. A sua suplementação pode ser de grande valia, dependendo do objetivo e também intensidade de treino.

*Glutamina. Trabalha na função intestinal, recuperação muscular e imunidade. Tem uma função fisiológica importante para evitar catabolismo e perda de massa muscular, já que a demanda dessa por praticantes de atividade física é muito alta.

Posso simplesmente comprar e consumir algo por conta própria ou é necessário fazer exames antes?
É sempre bom estar de olho nos exames. Muitas vezes, temos alguma deficiência ou sobrecarga que não sabemos, pois não há sintomas físicos, por isso os exames podem nos nortear melhor.

Para além da boa alimentação, o que o corpo realmente precisa para conseguir resultados mais eficientes na academia?
Constância. Eu costumo dizer que é 100% treino e 100% alimentação. Ambos devem estar adequados e equilibrados, e a pessoa deve se dedicar totalmente aos dois. Não adianta fazer um supertreino e sair da academia para comer coxinha. Da mesma forma que não adianta comer tudo direitinho e depois não treinar. Para alcançar o objetivo estético, a dedicação em ambas é fundamental.

Pré-treino e termogênico são perigosos? Quais os riscos que eles oferecem?
Depende muito da composição. A maioria dos que vejo no mercado tem compostos “desnecessários” e que podem, sim, fazer mal. Muitos casos de taquicardia, náuseas e até hipoglicemia ocorrem ao consumir produtos que possuem hormônio tireoidianos, cafeína em excesso, suplementos proibidos – só para citar alguns. Acredito que tanto o pré-treino quanto o termogênico devem ser indicados por um especialista e manipulados individualmente, de acordo com a individualidade de cada pessoa, prezando sua aceitação à diversos compostos e tentando manter o suplemento o mais natural possível.

Uma boa alimentação dispensa o uso de suplementos? 
A alimentação deve ser equilibrada em todos os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e, com isso, podemos excluir o consumo dos suplementos. O equilíbrio entre a rotina e intensidade do treino, prezando os momentos de maior desgaste físico, faz com que a alimentação suficiente.

Quais alimentos oferecem esses macronutrientes e podem substituir esses suplementos?
Proteínas: ovos, frango, carne, peixes, tofu.
Proteínas vegetais: feijão, lentilha, quinoa.
Carboidratos: batata doce, mandioca, arroz integral, frutas, aveia.
Gorduras: abacate, coco, nuts, óleo de coco, manteiga Ghee, azeite.

Suplemento substitui alimentação?
Nunca!

 

*Vogue

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share