Saúde: Cientistas testam “Gel pós-sexo” que deve prevenir contaminação por HIV

IMAGEM_NOTICIA_5(1)Cientistas norte americanos realizam experiências com gel vaginal para uso sexual que terá papel importante na prevenção contra a contaminação pelo vírus do HIV. Os testes estão em fase inicial e foram realizados em macacos, mas os pesquisadores esperam que o produto se revele como opção mais prática e eficaz do que outros disponíveis no mercado.

O gel foi desenvolvido nos chamados Centros para Prevenção e Controle de Doenças (CDCs, na sigla em inglês) e contém o fármaco raltegravir, que reduz a quantidade de HIV na corrente sanguínea.

O produto foi aplicado na região vaginal de seis macacas até três horas depois da exposição a um vírus semelhante ao HIV. O estudo mostrou que o gel preveniu que cinco das seis macacas fossem afetadas pela doença, segundo relatório da revista Science Translational Medicine. Antes de chegar ao mercado, o produto ainda deve passar por mais uma bateria de testes em animais e humanos, um processo que pode levar de cinco a dez anos, e um gel retal já está em processo de desenvolvimento.

Conforme publicação da AFP.

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share