Após dez meses de longa espera, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 começam a ser distribuídas pelo Brasil. O avião que trouxe a Coronavac para a Bahia, pousou em Salvador na noite de segunda-feira(18), por volta das 22h05, quando passou a ser compartilhada entre os municípios pelo governador Rui Costa. A cidade de Santa Inês, no Vale do Jiquiriça, deve receber o imunizante ainda hoje.
De acordo com a secretária da Saúde do município, Mariana Andrade De Paula, a campanha de vacinação começa amanhã (20), a partir das 8h. Ainda de acordo com ela, o número de vacinas destinadas a Santa Inês não foi divulgado.
As vacinas chegaram de Jequié às 9h58, de lá seguem para Brejões, Nova Itarana, Lafaiete Coutinho, Jaquaquara, Itaquara e só então para Santa Inês e Cravolândia. Mariana explicou que o trajeto será acompanhado pela Polícia Militar, preservando a segurança da medicação e garantindo que ela chegue ao destino final.
Na primeira remessa, está prevista a imunização dos idosos abrigados em instituições de longa permanência, trabalhadores da saúde que atuam na rede de urgência e assistência direta aos pacientes com o novo coronavírus (hospital, Unidade de Saúde da Família e Samu 192).
Sobre a vacina:
CoronaVac é uma vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela companhia biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.
Midia Bahia