Salvador: Câmara aprova projeto que altera nome da Paralela para Avenida Luís Viana Filho

Foto: Divulgação/ Senado Federal

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 527/17, que altera o nome da Avenida Luís Viana (Paralela) para Luís Viana Filho, ex-senador da Bahia pela Arena, PSD e PMDB.

Autor do projeto, o vereador J. Carlos Silva (Solidariedade) contou que a proposta foi fruto de articulações com o vereador Paulo Magalhães Junior e o secretário municipal de Esportes, Trabalho e Lazer, Geraldo Júnior, após Mário Kertész, pedir o resgate do nome do verdadeiro homenageado pelo então prefeito Antonio Carlos Magalhães, em 1969.

“Na verdade foi conversado entre eu, Paulo Magalhães e o secretário Geraldo Júnior, e também com orientação do grande Mário Kertész. A gente fica feliz de fazer essa correção, que é importante na cidade, até para que todo mundo conheça a avenida como Luiz Viana Filho. É importante que, a partir de agora, ela seja reconhecida como Luís Viana Filho”, disse o vereador.

A matéria foi aprovada até mesmo com o apoio da oposição. Líder da bancada, José Trindade (PSL) acredita que o Legislativo soteropolitano fez “justiça”. “A Câmara está reparando um grande erro que foi feito, há quase 50 anos, quando a própria Câmara Municipal aprovou um projeto que colocava o nome Luiz Viana, e que na realidade seria Luís Viana Filho. Hoje, a bancada de oposição votou toda unida”, declarou o chefe da minoria, ao Metro1.

Luís Viana Filho – O ex-senador nasceu em Paris, no dia 29 de março de 1908, mas o seu assento de nascimento foi registrado em Salvador. Ele foi advogado, professor, historiador, escritor biógrafo da Academia Brasileira de Letras, ministro de Estado e governou a Bahia entre 1967 e 1971. Ingressou na política em 1934, quando foi eleito deputado federal. Como congressista, presidiu a Comissão de Relações Exteriores e o próprio Senado Federal, no biênio 1979-80.

Luís Viana Filho foi o único político brasileiro a participar das três Assembleias Constituintes do Século 20 (1934, 1946 e 1987-88). Ele morreu em 5 de junho de 1990, quando exercia o seu segundo mandato no Senado.

Metro 1

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share