SAJ: “O subsídio atual ficará mantido para todos os agentes políticos,” diz professor Valter Almeida sobre revogação no aumento de salário de vereadores

123

Após várias tentativas de participação na reunião da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, manifestantes participaram nesta segunda-feira (24) da sessão sobre a revogação do aumento de salários de vereadores e prefeitos do município. Após pressão do movimento, a Câmara recuou e permanecerão os mesmos valores dos salários de prefeitos, vereadores e secretários.

“Os subsídios foram revogados a partir daquilo que o que o movimento colocou e passaram para o quadriênio 2017 a 2020, manteve o mesmo valor dos subsídios atuais. O que existe em discussão seria o reajuste anual em relação à inflação”, explicou o professor e advogado Valter Almeida.

Os vereadores ainda argumentaram que o aumento estaria de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e que não estariam trabalhando em cima de aumento de salario, mas de um reajuste gradativo previsto em lei. “O IPCA não está previsto nessa lei que hoje foi aprovada. Houve a retirada disso que está previsto no IPCA e coloque-se o reajuste anual inflacionário, não se colocou conforme o índice do IPCA, o reajuste está previsto na Constituição Federal, isso não é questionado, a gente falou apenas que não vai constar no texto legal que será conforme o IPCA, mas que haverá reajuste legal conforme o artigo 30 inciso 10º  da Constituição  Federal”, pontuou o professor.

Com a revogação, o movimento pretende propor um novo direcionamento à diferença que seria aplicada nos salários dos agentes públicos. Segundo o professor Valter Almeida, há outras demandas que vão continuar na  atenção do movimento. “O movimento propôs que este orçamento retorne para o Executivo e aplique em projetos de interesse dos vários setores que acompanham o movimento atualmente, tem juventude, cultura, povo negro, mulheres” , disse.

Ainda de acordo com o professor Valter Almeida, o próximo passo é a proposta de articular uma audiência pública para discutir o uso do orçamento relativo ao valor da diferença salarial. Além da revogação, o movimento discute também a proposta de reduzir os salários. “O movimento ainda entende que o valor de R $ 9.400 reais é um valor alto. Internamente  ainda é discutida a redação desse salario”, concluiu. (Blog do Valente)

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share