Saiba quando começa o horário de verão no Brasil se for implementado

Foto: Agência Brasil

Muita gente tem se perguntado quando começa o horário de verão, já que o ajuste nos relógios não acontece desde 2019. O governo instituiu o horário de verão em 1º de outubro de 1931; contudo, ele fez mudanças ao longo dos anos. Nos mais recentes, os ajustes aconteceram com base nas datas do segundo turno das eleições.

O horário de verão de 2025, autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se for decretado, terá início em novembro. A decisão atende a uma recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Afirma-se também que houve pressão do setor turístico, mas a decisão do presidente é técnica.

Quando começa o horário de verão?

O horário de verão se iniciará em 3 de novembro e terá duração até 16 de fevereiro de 2025.

Em 2019, quando o então presidente Jair Messias Bolsonaro revogou o horário de verão, ele argumentou a favor da pouca economia de energia. Anteriormente a adoção estava se dando em partes do país, diante da necessidade de cada região. O nordeste por exemplo já não adotava o horário de verão há muitos anos.

Conforme análise do Ministério de Minas e Energia e do Ministro Alexandre Silveira, a decisão final ocorrerá ainda nesta semana.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato, porque tem implicações, não só energéticas, mas também econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é apenas uma das medidas, porque impacta muito a vida das pessoas”, justificou Silveira.

Horário de pico no consumo de energia

Especialistas apontam que o horário de pico de consumo de energia, no início da noite, é justamente o momento de baixos ventos, o que impede a geração eólica. É importante lembrar que, com o pôr do sol, os parques fotovoltaicos também deixam de produzir energia, agravando a situação.

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share