Romário faz cirurgia para reduzir diabetes e perde dez quilos

A nova silhueta do senador Romário, que perdeu dez quilos em 45 dias, roubou a atenção durante uma partida de futevôlei, no torneio Desafio das Estrelas, no último sábado, na praia da Barra da Tijuca.
Os 70 quilos recém-adquiridos não foram produto de uma dieta ou da prática de esportes, mas de uma cirurgia para reduzir o diabetes, chamada interposição ileal. O procedimento, porém, é visto com cautela por endocrinologistas.
“Minha diabetes chegou a 400, então eu decidi fazer essa cirurgia com o doutor Ludovico. Perdi uns 10 quilos. Estava com quase 80 quilos e hoje estou com 70, 69”, contou o Baixinho ao Globo Esporte. O ex-jogador foi operado pelo médico goiano Áureo Ludovico de Paula, que é apontado como o idealizador da cirurgia.
O cirurgião disse que estava viajando e não poderia falar. A interposição ileal é considerada experimental quando o paciente tem o Índice de Massa Corporal menor que 35. Com 1,69 metro de altura, o Romário precisaria pesar 100 quilos para realizá-la.
Na teoria, existe base para que essa cirurgia funcione, o problema é que ela foi pouco estudada até agora explica Márcio Mancini, membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
A cirurgia tem como objetivo reduzir o diabetes Tipo 2, mais comum em adultos e associado a algum grau de sobrepeso ou obesidade. Segundo Mancini, o hormônio insulina é produzido pelo corpo, mas não funciona bem e não regula direito a entrada de glicose nas células.
Fonte: Jornal Extra.
Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share