Robô realiza primeira cirurgia intraocular e restaura visão de paciente

robo-credito-bbcOs médicos do Hospital John Radcliffe, em Oxford, na Inglaterra, usaram pela primeira vez um robô em uma operação dentro de um globo ocular, para recuperar a visão de um paciente.Cirurgias com robôs são frequentes, mas não haviam sido usadas em operações dentro do olho.

De acordo com o Bem Estar, o procedimento pode abrir um caminho para cirurgias oculares mais complexas do que atualmente é possível com as mãos humanas.

“Operar na região da parte de trás dos olhos requer muita precisão, e o desafio foi criar um sistema robótico que fizesse isso através de um orifício minúsculo na parede ocular sem causar danos enquanto se move”, disse o professor Robert MacLaren, da Universidade de Oxford, que liderou a pesquisa.

O paciente teve a visão central recuperada. “Tenho tanta sorte de ser o primeiro a passar por isso”, afirmou Bill Beaver, de 70 anos.

O robô cirúrgico Preceyes foi desenvolvido por uma empresa holandesa, braço da Universidade de Tecnologia Eindhoven. O cirurgião usa um joystick e uma tela sensível para guiar uma agulha dentro do olho, enquanto monitora o progresso através de um microscópio.

Ele tem sete motores e é capaz de eliminar os tremores comuns da mão de um cirurgião humano.A empresa holandesa responsável pelo desenvolvimento do robô acredita que a tecnologia poderá ser usada fora das salas de cirurgia. O sistema robótico é um protótipo e a empresa ainda não revelou quanto ele custará.(NM)

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share