Quem não gosta de música tem partes do cérebro ‘desligadas’, diz estudo

naom_5822f8d036a79

Um estudo publicado pela organização Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) revela que não gostar de música pode ser um resultado da atividade reduzida de certas áreas do cérebro.

Através da técnica de Imagem por Ressonância Magnética (RMI), um grupo de pesquisadores descobriu que as pessoas que não gostam de música, quando expostas a uma melodia, têm menor fluxo de sangue nas áreas de recompensa do cérebro. Isso sugere que as pessoas que não apreciam música podem ter menos ligação funcional entre o processamento auditivo e os centros de recompensa.

Segundo o Daily Mail, os cientistas analisaram a atividade cerebral de três grupos de 15 participantes: no primeiro a música era indiferente; o segundo tinha uma relação ‘normal’ com a música e no terceiro os participantes retiravam muito prazer da música. O grupo com uma resposta “acima da média” à música mostrou ter uma ligação melhor entre o processamento auditivo e os centros de recompensa.

“O estudo fornece provas diretas que apoiam o modelo de recompensa-interação do córtex auditivo pelo prazer musical subjacente: as pessoas que não sentem esse prazer têm respostas seletivamente reduzidas nesse sistema. As pessoas que são especialmente sensíveis à recompensa musical, inversamente, parecem mostrar uma interação aprimorada”, conclui o estudo.

Noticias ao minuto*

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share