O prefeito do município de Ubaíra sancionou a lei de autoria do professor Eliomar que reduz a taxa de esgoto cobrado pela Embasa dos atuais 80% para exatos 40%. A lei agora sancionada será comunicada a Embasa que deve iniciar sua efetividade.
Em outros municípios a lei já fora aprovada, no entanto a Embasa tem obtido vitórias na via judicial. Para o professor Eliomar que foi o autor da lei, cada caso é um caso e igual ao Vale do Jiquiriçá não há nenhum outro. “Eu acredito na justiça, ninguém mais do que eu acredita tanto no poder judiciário, o caso de Ubaíra e das demais cidades do Vale do Jiquiriçá é diferente, totalmente diferente de outros municípios, aqui a Embasa cobra uma taxa e não executa o serviço da coleta e destinação correta do esgoto, a Embasa comete crimes em série contra o meio ambiente, exterminando os peixes do rio e comprometendo de forma sorvera a saúde das pessoas, nossa situação é diferentes dos outros municípios, não podemos achar que tudo é igual, aqui temos um convênio e o município precisa estabelecer normas, o poder público é quem dita as normas”. Declarou o parlamentar.
Ainda de acordo com o professor Eliomar, a Embasa está sendo encurralada no estado e vai precisar rever sua forma promiscua de atuação, “a Bahia está se rebelando contra a Embasa, contra seus métodos de trabalho, a Embasa não resistirá a exigência da população por prestação de serviços de qualidade”, completou ele.
O vereador conclama ainda que os demais vereadores que integram a Bacia do Rio Jiquiriçá para que sejam breves em submeter em suas respectivas casas de leis projeto com igual teor, ao mesmo tempo agradeceu aos colegas e ao prefeito e sua equipe jurídica pela seriedade dispensada ao projeto que se transformou em lei. “Esta lei não é apenas minha, eu apenas escrevi-a, mas, a mesma reflete o desejo de todos os vereadores, inclusive daqueles que não estão mais com mandato, a estes agradeço por ter votado comigo e ao prefeito e sua equipe jurídica pela sensatez, ao secretário de administração pela atenção e diligencia com esta causa que colide com o interesse público. Gostaria também de registrar a competência de nossa assessoria jurídica e dizer a Embasa que Ubaíra esta com a Bahia na luta contra seus desmandos”finalizou.
MIDIA BAHIA