Duas moradoras utilizaram as redes sociais para falar que foram ao posto de saúde durante a semana para tirar pontos de uma cirurgia, mas não tinha nenhum profissional para fazer o serviço. De acordo com elas, no momento tinha apenas um nutricionista.
No vídeo que foi publicado no facebook e no whatsapp, a filha muito emotiva levou a mãe ao hospital local, onde depois de algum tempo conseguiu tirar os pontos.
A Secretaria de Saúde de São Miguel emitiu uma nota esclarecendo a situação. Veja abaixo!
“A SECRETARIA DE SAÚDE, DESEJA ESCLARECER A TODOS OS CIDADÃOS
MIGUELENSES, REFERENTE AO VÍDEO QUE TEM SIDO VEICULADO EM REDES
SOCIAIS ONDE SÃO CITADOS DOIS DESCASOS À PACIENTES: O PRIMEIRO VIDEO,
ONDE COMPARECERAM À UNIDADE, UMA PACIENTE COM SUA FILHA, ÀS 12:20H
DESEJANDO QUE FOSSE FEITO A RETIRADA DOS PONTOS. VALE RESSALTAR, QUE
NESSE HORÁRIO A UNIDADE ENCONTRAVA-SE ABERTA APENAS PARA QUE SEJA
FEITO O DEVIDO ACOLHIMENTO DOS PACIENTES, POIS, OS FUNCIONÁRIOS
ENCONTRAM-SE EM HORÁRIO DE ALMOÇO. SALIENTANDO QUE, RETIRADA DE
PONTOS NÃO É UM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
A SEGUNDA SITUAÇÃO EM QUE UMA CRIANÇA FICOU SUPOSTAMENTE SEM
ATENDIMENTO, SENDO QUE ELA FOI ATENDIDA NÃO SÓ PELA MÉDICA, MAS
TAMBÉM PELA ENFERMEIRA E AMBOS ATENDIMENTOS ESTÃO DEVIDAMENTE
REGISTRADOS EM PRONTUÁRIO.
CABE A UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA, REALIZAR O ACOLHIMENTO COM
Fonte: Criativa On Line
ESCUTA QUALIFICADA, CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, TENDO VISTA EM
RESPONSABILIDADE DA ASSISTÊNCIA, A DEMANDA ESPONTÂNEA E O
PRIMEIRO ATENDIMENTO AS URGÊNCIAS”