Outono com cara de verão: devemos esperar estações com temperaturas mais quentes que o normal

Foto: Agência Brasil

Mais chuva e, ao mesmo tempo, mais calor. Apenas este mês, Salvador enfrentou a primeira quinzena de abril mais chuvosa em 30 anos para esse período e dias de calor logo em seguida. Com essa mudança, surge a pergunta: o que está acontecendo com o clima?

O climatologista Carlos Nobre, ex-diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e membro da Academia Brasileira de Ciências, explica que não é incomum ter eventos extremos na capital baiana nesta época do ano, mas estão se intensificando ainda mais em consequência das mudanças climáticas.

“O que está acontecendo é que o Oceano Atlântico está batendo recordes de temperatura. No ano passado e nesse ano, nunca o Oceano Atlântico esteve tão quente.Quando o oceano está muito quente, evapora muita água. E, nessa época do ano, os sistemas de ventos já começam a trazer muita umidade, por isso que os meses mais chuvosos aqui na costa são abril, maio, junho e julho. Como está evaporando muita água porque o oceano está quente, quando o vapor d’água chega aqui, forma condições de chuvas muito intensas”, diz.

E, segundo ele, não tem mais volta. O que a população deve fazer agora é apenas se preparar para estações sempre mais quentes, e para mais ‘outono com cara de verão’ como este.

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro. Fonte: Correio

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share