Mutuípe: SINTRAF realizou Assembléia em comemoração aos 31 anos de fundação da entidade

Na manhã desta sexta feira (11),aconteceu em Mutuípe na sede do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar), uma assembléia em comemoração aos 31 anos de fundação da entidade. O evento contou com a presença dos agricultores familiares do município, Autoridades Políticas e também Eclesiásticas, a exemplo do Ex Prefeito Carlinhos, Vereador Gil do PT, Arnaldo do Sindvale, Henrique representante da FASE, o Pároco da Cidade de Mutuípe Padre José Roberto e o Pastor Josafá assunção da I igreja Batista. Compuseram a mesa também o Diretor da APMIM de Mutuípe o senhor Fabiano, também o atual Coordenador do Sintraf o Senhor Gildazio, Ex Presidente e fundador do Sindicato o senhor Antonio Apolinario.

Para iniciar a Assembléia, a senhora Mariza, que faz parte da atual diretoria do sindicato fez a leitura de um texto, onde contava um pouco sobre os 31 anos de historia do Sindicato e também nome das pessoas e instituições, a exemplo da Igreja Católica que muito contribuiu para a fundação do Sindicato. Logo após o anfitrião e atual coordenador o senhor Gildasio se pronunciou dando boas vindas a todos, e falou um pouco sobre a historia do sindicato, lembrou do momento de retirada de direitos no País,sinalizou a importância da união das entidades e dos agricultores rurais, e finalizando desejou vida longa a todos e que a luta continua.

Dando prosseguimento, o Presidente do Sindvale o Senhor Arnaldo, no uso da palavra fez uma comparação das lutas dos Agricultores e dos Servidores públicos, lembrando também dos 10 anos de fundação do Sindvale/Bahia, continuando lembrou das ações realizadas pelo Sindvale em Mutuípe, sinalizou que os sindicatos enfrentam momentos difíceis com as retiradas de direitos,e ressaltou a sua felicidade de participar da Assembléia que consolida os 31 anos do SINTRAF.O Presidente lembrou ainda da Assembléia do ano passado, que contou com a participação de algumas pessoas que segundo ele são verdadeiros “oportunistas e aproveitadores” que  passaram toda a assembléia filmando e tirando fotos e que não tem duvidas que ano que vem os mesmos estarão presentes, por que trata-se de um ano de eleições.Finalizando agradeceu a oportunidade e parabenizou o SINTRAF pela coragem na luta dos trabalhadores rurais.

O Senhor Henrique representante da FASE também fez o uso da palavra, momento em que se lembrou das lutas para a conquista de direitos e a importância do SINTRAF nesse processo. Continuando o Ex Presidente e Fundador do SINTRAF o senhor Antonio Apolinário ressaltou sua alegria em esta participando da Assembléia, lembrou das doutrinas cristã e como isso contribui para lutar por direitos, o Senhor Antonio ainda lembrou-se de alguns nomes que colaboraram para a fundação do Sindicato e disse que a semente plantada  foi boa e que ainda germina nos dias atuais.

O ex Prefeito de Mutuípe, o senhor Luiz Carlos, conhecido como Carlinhos, também ressaltou a importância da união dos agricultores e das entidades,lembrou da historia do SINDVALE e de sua contribuição sabendo da importância da entidade para os servidores públicos,da mesma forma que sabe da importância do SINTRAF para os Agricultores Familiares. “O Sindicato representa a unidade dos trabalhadores para que seus direitos não sejam tirados.” Afirmou Carlinhos. Continuando, lembrou de alguns projetos realizados pelo Sindicato em parceria com a prefeitura, governo Estadual e Federal, a exemplo do projeto de habitação na zona rural. Explicou a diferença entre banqueiros e bancários e bancos públicos e privados “Os Banqueiros donos de Bancos Privados Querem privatizar a Previdência Social” Disse Carlinhos. Finalizando, explicou também o que é PEC e o que a PEC 287 pretende fazer e lembrou da importância das religiões nas lutas sociais.

 

O Senhor Fabiano da APMIM de Mutuípe, fez um pronunciamento breve no sentido de agradecer a parceria do Sintraf e que o hospital tem trabalhado para oportunizar um atendimento de qualidade a todos os Mutuípenses.

Quem também se pronunciou foi o Vereador Gil do PT, da cidade de Mutuípe, onde ressaltou a importância de cada um componente da mesa para a fundação e avanço do Sindicato na defesa dos Agricultores. Continuando explicou a todos a importância dos agricultores familiares para o Brasil, para Bahia e também Mutuípe. Gil Ainda Lembrou da Imprensa que manipula, citando exemplo de algumas emissoras e rádios. “Reivindicar nosso direitos, foi para isso que fundamos o Sindicato” Disse o Parlamentar. Gil disse ainda que nos dias atuais as pessoas ficaram “Apáticos”  para lutar por seus direitos. O Petista citou nomes de Deputados que são favoráveis as reformas da Previdência, momento em que trouxe a realidade para o município, perguntando aos presentes quem dos 11 vereadores do município disse ser contra as reformas.

O Vereador disse ainda ter visto uma foto nas redes sociais, onde o Ex. Gestor do Município de Mutuípe aparece abraçando Deputados que são a favor das reformas e questionou: “Terão coragem de apresentar esses Deputados ao povo de Mutuípe?”

Finalizando, comentou sobre a crise no comércio do Município e disse que devemos lutar independente das diferenças religiosas e políticas.

O Padre Jose Roberto disse que tem evitado falar de Política, mas que ultimamente tem sido inevitável “Nunca pensei que iria passar por este momento” Disse o Pároco. Que disse ainda que a corda só quebra para o lado mais fraco. Lembrou da ascensão dos brasileiros nos últimos anos e que todos os avanços estão sendo tirados. O Padre também sinalizou que é necessário e importante se unir em torno das conquistas e bem estar das pessoas, e cada um esquecer seu próprio umbigo e pensar no outro. “A Igreja assim como Jesus Cristo tem que lutar pelos direitos dos mais necessitados” Disse o Padre. Finalizando Parabenizou o Sindicato pelos 31 anos.

O Pastor Josafá pediu que todos tivessem “Bom ânimo” e esperança. Lembrou do Jornalismo que oculta verdades, mas que ainda tem muita gente boa e séria, e que é necessário todos nós acreditarmos no Brasil. “Nós enquanto Brasileiros devemos acreditar que o Brasil Pode Mudar!” Disse o Pastor. Josafá ainda lembrou-se das eleições de 2018 e como é importante saber em quem vamos votar. Finalizando o pastor disse que devemos ter coragem e esperança momento que lembrou, contou a história e citou frases de Martin Luther King que foi um pastor protestante e ativista político estadunidense.

Ao final da Assembléia ainda houve leituras de poemas, contando a história da entidade, musicas e um culto ecumênico feito pelo Padre Jose Roberto e o Pastor Josafá Assunção.(Informações e fotos Vale Mais Noticias)

 

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share