Mutuípe: Sintraf e lideranças realizam reunião para apresentar demandas e discutir políticas Públicas com Presidente da CAR

02Na manhã desta quinta-feira (08), aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores rurais na agricultura familiar de Mutuípe, uma reunião com diversas lideranças da mais diversas regiões do município de Mutuípe, sindicato das cidades vizinhas a exemplo de Laje, Jiquiriça, Presidente Tancredo Neves, como também cooperativas, e representantes de outras entidades representativas. Estiveram Presente também o Vereador Gil do PT da cidade de Mutuípe, Elisangela Araújo representante da CUT e o senhor Wilson presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional).

01

O objetivo da reunião segundo o Coordenador do Sintraf de Mutuípe, o anfitrião o senhor Gildazio, foi dialogar demandas de políticas públicas do governo estadual, a exemplo de sistema de abastecimento de agua, máquinas e ferramentas para a agricultura familiar dentre outros assuntos.

04

Na oportunidade o Vereador Gil, também se pronunciou, segundo o parlamentar o momento era de agradecimento e também de parabenizar o SINTRAF por realizar um momento com as lideranças. O Vereador aproveitou a oportunidade e também apresentou uma moradora da região das traíras zona rural do município de Mutuípe, que tem um grande problema da falta de água. Segundo essa moradora a EMBASA havia levado tubulações para fazer a instalação da água e um morador não permitiu a passagem dessas tubulações para abastecer a casa dos moradores, disse ainda que tem pessoas da comunidade consumindo água sem nenhuma qualidade para consumo, ainda segundo ela alguns moradores já apresenta problemas de saúde.

03

A representante da CUT a senhora Elisangela, se pronunciou exaltando a importância do fortalecimento das políticas da agricultura familiar, segundo a militante sindical, o Presidente da CAR o senhor Wilson, estava presente com o intuito de ver de perto as demandas das regiões. Elisangela disse ainda, que o Governo Federal tem destruído tudo que os movimentos tinham conquistado. “Não existe políticas públicas para a agricultura familiar neste governo golpista” Afirmou a Militante. Continuando disse que com todas as dificuldades encontradas nesse momento, apenas com o governo estadual é possível ter algumas conquistas na busca de projetos para os agricultores.

05

O Senhor Wilson, abriu a discussão permitindo que cada uma liderança e representantes das entidades presentes pudessem falar quais eram suas demandas. Cobranças a exemplo de construção e equipamento para associações, falta de água, máquinas agrícolas para os agricultores, melhoramento para o funcionamento da agro indústria, dificuldades em algumas conclusões de obras, apoio da CAR em ações efetivadas pelas entidades, dentre diversos outros assuntos.

Em seu pronunciamento, Wilson sinalizou que todas as demandas serão analisadas para começar executar, propôs também que o grupo ali formado tornasse uma espécie de “A REDE” e que esse grupo tivesse reunião em cada três meses. Pediu desculpas por algumas ações que a CAR cometeu erros, explicou formas para conseguir recursos e alguns problemas ele orientou como poderia ser resolvido. Mostrou mecanismos naturais para a solução da escarces da água, e a região das traíras e outras regiões que necessitava de investimentos ele salientou que é uma responsabilidade da CERB (Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia). Mas que a situação das Traíras em Mutuípe a EMBASA deve desapropriar a área para passar as tubulações. O Presidente disse as lideranças que todas as entidades deve procurar mecanismos e tomar uma postura de cuidar da situação do abastecimento de água na zona rural e parar de “Chorar nos pés da Embasa”. Apresentou aos presentes algumas iniciativas a exemplo das Centrais autônomas, as centrais das águas onde entidades se responsabilizam pelo abastecimento de agua e cobram um valor para a prestação de serviço, e citou exemplos de cidade como Seabra e Jacobina que já aderiram a esse projeto. Disse ainda que a CAR agendará uma reunião com ASERB para apresentar essas demandas com 5 ou 6 representantes da região.

06

Finalizando o Coordenador do Sintraf, Elisangela, Vereador Gil e o senhor Wilson, sinalizou a importância daquele momento e agradeceu a presença de todos.

 

(Vale Mais Notícias)

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share