MPF denuncia 72 ex-deputados por envolvimento na “farra das passagens”

Foto: Reprodução / Youtube

O Ministério Público Federal apresentou 28 denúncias à Justiça contra 72 ex-deputados por envolvimento na chamada “farra das passagens aéreas”, escândalo envolvendo viagens irregulares compradas com verba parlamentar. As denúncias são pelo crime de peculato, ou seja, desvio de dinheiro público.

A “farra das passagens” foi revelada em 2009 pelo site Congresso em Foco. Na época, o portal noticiou que políticos usaram a cota parlamentar de viagens para emitir bilhetes para amigos e parentes, com destinos até internacionais. As denúncias se referem a casos investigados entre 2007 e 2009.

Depois que o escândalo foi revelado, o então presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), alterou as regras de uso das passagens, restringindo viagens internacionais e limitando o benefício a parlamentares e assessores.

As acusações foram enviadas para a Justiça Federal do Distrito Federal, que agora vai analisar se abre processo contra os ex-deputados. Segundo a denúncia do MPF, os 72 ex-parlamentares investigados compraram 13.877 bilhetes no esquema irregular e gastaram R$ 8,3 milhões.

metro1

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share