Mãe Stella de Oxóssi, de 93 anos, morreu nesta quinta-feira (27). De acordo com o A Tarde, a informação foi confirmada pela filha de Mãe Stella.
Após ser internada em um hospital de Santo Antônio de Jesus, recôncavo baiano, a iyalorixá, Mãe Stella de Oxóssi, morreu aos 93 anos, nesta quinta-feira (27/12).
Nos últimos dois anos, Mãe Stella foi hospitalizada algumas vezes. A última, de maior duração, foi em novembro de 2017, quando passou seis dias internada no Hospital da Bahia, em Salvador, com mal estar e intensa dor de cabeça.
Um dos principais nomes do candomblé na Bahia e referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa, Mãe Stella comanda desde 1976 o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro de São Gonçalo do Retiro. Foi a primeira mãe de santo a escrever sobre religião e a primeira ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB), onde ocupa a cadeira de número 33, cujo patrono é o poeta Castro Alves.
Além disso, em 2009, recebeu o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Fonte: Aratu On Line