Moradores e estabelecimentos em Morro de São Paulo estão sem energia há 24 horas

Foto: Ilustrativa

Com 100% de ocupação nesta quinta-feira (4), Morro de São Paulo está sem energia há 24 horas. Desde as 19h desta quarta-feira (3), as quase 15 mil pessoas, entre moradores, turistas e donos de estabelecimentos estão sofrendo com os prejuízos causados pelo corte de energia. A interrupção atinge as ruas 2 e 3 da praia, ruas da Frente, Praia, Prainha e rua Nova 2. Mais de 50% dos estabelecimentos estão sem luz.

Em conversa, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cairu, Carlos Sautchuck elencou os danos provocados pela queda de energia. “O prejuízo é terrível, para a imagem do terceiro maior destino turístico. Toneladas de frutos do mar ficaram sem congelamento e estão estragando. Temos depoimentos de pessoas que estão cancelando as hospedagens e já ameaçam entrar na Justiça, vão processar. Eles [turistas] não entendem e com toda razão porque eles querem seu dinheiro de volta, os serviços não foram prestados”, elencou.

“É um problema recorrente. De conhecimento de todas as autoridades. Já fizemos contato com a Coelba infinitas vezes, com a prefeitura de Cairu e Governo do Estado. E não existe solução e o problema se agrava a cada dia”, desabafou Sautchuck.

O presidente ainda lembrou de outro problema que a população da ilha já passa: a falta de água. Em todo o verão, a localidade sofre com os mesmos problemas. “Morro está à deriva por causa da irresponsabilidade das autoridades”, completou Sautchuck.

A reportagem, a Coelba informou que a interrupção foi “provocada pelo grande número de unidades consumidoras que aumentaram suas cargas (equipamentos que consomem muita energia) sem informar antecipadamente à concessionária para os ajustes necessários na rede elétrica”.

Mas vale ressaltar que o problema é recorrente. Em 2009, a ilha ficou 24 horas sem abastecimento; no Réveillon de 2017, Morro passou pela mesma situação.

Ainda de acordo com a Coelba, “desde o início da interrupção, técnicos foram acionados para restabelecer o fornecimento. Por causa da dificuldade no transporte dos equipamentos para a ilha (através de balsa), o trabalho para a normalização do fornecimento só foi iniciado hoje pela manhã e a previsão de retorno é 19 horas. Além disso, a rede elétrica do Morro de São Paulo possui características especiais, já que a fiação para suprir a ilha passa por dentro do mar e a prefeitura municipal de Cairu não permite que um veículo da concessionária permaneça parado na ilha”, informa a nota.

O secretário de Turismo do Estado, José Alves afirmou que a ação da pasta está voltada para investimentos na divulgação e qualificação da mão-de-obra. “O que deve ser feito é a transversalidade com outras secretarias, como a de infraestrutura, por exemplo. Mas estamos atentos aos problemas”, aponta Alves.

Até a publicação desta matéria, a energia não tinha sido restabelecida.

*BNews

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share