Médico esclarece dúvidas sobre salto alto na gravidez

Foto: Pixabay

Durante a gravidez, acontecem algumas mudanças de hábito na vida da mulher, a fim de preservar a sua saúde e a do bebê. Uma dúvida comum entre as futuras mães é sobre a utilização do salto alto na gestação. De acordo com o ginecologista Renato de Oliveira, da Criôgenesis, esse tipo de calçado pode se tornar prejudicial a partir do momento em que começam as alterações no organismo, que provocam alterações no eixo de equilíbrio e sobrecarga nas costas. Segundo o médico, há uma recomendação de evitar os saltos desde o início do período pois eles podem causar quedas e pioras  nas dores.

Segundo o site Vix, sapatos mais baixos, com o chinelos e rasteiras são alternativas melhores já que garantem maior equilíbrio para a mulher. A indicação é que as gestantes usem calçados confortaveis, com solados amortecedores. No entanto, muitas mulheres têm dificuldade de adequar roupas à tênis que oferecem esse tipo de amortecimento.

A dica do ginecologista para quem está muito habituada aos saltos é fazer uma redução gradativa da altura durante os primeiros meses da gravidez. Em ocasiões especiais, que pedem um salto, a recomendação é que elas usem plataformas ou sapatos com saltos mais grossos, para dar maior estabilidade. Nesses casos, o médico aponta que é preciso ter cuidado  redobrado e evitar deslocamentos, pois realmente há um risco maior de queda, piorando as dores na região lombar. Ao passar muito tempo no salto alto, indica-se fazer um repouso com os membros inferiores elevados.

BAHIA NOTICIAS

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share