Mais de 25 mil títulos de eleitor duplicados são detectados por meio da biometria

(Foto: Divulgação)

A Justiça Eleitoral detectou mais de 25 mil títulos de eleitor duplicados dentre os 64 milhões de eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico desde 2008, quando o procedimento iniciou, de acordo com informações da Secretaria de Tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o secretário Giuseppe Dutra Janino, as duplicidades são identificadas quando é comparado as impressões digitais de novos eleitores cadastrados com as de eleitores que já tem as digitais na base de dados do TSE. O tribunal classifica as ocorrências em quatro categorias que vão desde erro na própria coleta até falsidade ideológica. Em um dos casos, uma única pessoa, morada de Goiás, tinha 52 títulos de eleitor.

“Isso significa que nós estamos descortinando uma fragilidade do processo eleitoral brasileiro. Porque para ter o título de eleitor, essa pessoa precisaria de 52 carteiras de identidade e com isso poderia tirar 25 CPFs. A fraude não se limita ao processo eleitoral”, explicou Janino.

As ocorrências registradas são encaminhadas ao juiz eleitoral da jurisdição na qual o eleitor possui o cadastro para que seja feita uma análise sobre a situação detectada. Entre as penalidades que o juiz pode determinar estão o cancelamento de uma ou de todas as inscrições eleitorais e, caso seja confirmada fraude, pedir a abertura de processo criminal na Polícia Civil.

Metro1

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share