Lula embarca para COP28 em Dubai, agenda oficial inclui passagem por mais três países

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, nesta segunda-feira (27), para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele ainda visitará Arábia Saudita, Catar e Alemanha para tratar de temas de interesse do país e se reunir com empresários, na busca de investimentos para o Brasil. Com a viagem de Lula, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, assume o comando do país. 

Na comitiva presidencial estão vários ministros, incluindo Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores, além da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e convidados.

A COP 28 deverá fazer um balanço da implementação do Acordo de Paris, estabelecido na COP 21, em 2015. O Brasil deverá endossar o compromisso de manter o aumento da temperatura média global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, além de cobrar recursos para reparação e para uma transição justa para os países em desenvolvimento. 

A retomada das viagens internacionais ocorre dois meses após Lula se submeter a uma cirurgia para restaurar a articulação do quadril. Nesse período, o presidente cumpriu agendas apenas em Brasília.

No retorno ao Brasil, Lula recepciona os chefes de Estado do Mercosul, na cúpula que será realizada em 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. Antes da viagem, Lula anunciou que encaminhou ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Flávio Dino (PSB) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para o posto de procurador-geral da República.

Metro 1

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share