Lauro de Freitas: Após curso detentos se formam padeiros e jardineiros


Foto: Bruno Barretto/ SECOM-BA

Esta terça-feira (12) se tornou um marco para a vida de 31 homens privados de liberdade da Colônia Penal de Lauro de Freitas, que foram certificados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nos cursos de Padeiro e Jardineiro.

A ação, desenvolvida por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, na modalidade prisional (Pronatec Prisional), objetiva contribuir na ressocialização dos apenados oportunizando, a partir do aprendizado de um novo ofício, a reinserção no mundo do trabalho. A solenidade de formatura aconteceu pela manhã na própria unidade prisional.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, falou sobre a relevância das novas profissões no processo de ressocialização. “Jardinagem e Padaria são profissões cheias de possibilidades, que guardam uma relação direta com a vida, com o criar e o cuidar. Esses jovens estão dando um passo importante para serem protagonistas de suas vidas e a Educação Profissional cumpre um importante papel transformador”, destacou.

José Antônio Matos, coordenador do Pronatec Prisional, também falou sobre o papel dos cursos de qualificação para os beneficiados. “Além de qualificar, as atividades laborais ajudam a humanizar o dia a dia, contribuem para que eles possam escrever suas histórias de forma diferente e serem reinseridos na sociedade de forma digna”, destacou.

Já o diretor da Colônia Penal, Archimedes Benício Leite Neto, explicou que as aulas práticas foram realizadas na padaria e nos jardins da unidade, com bastante envolvimento dos detentos, em cerca de 200 horas de capacitação. “Todos se comprometeram e ficaram empolgados em aprender”, enfatizou.

ASCOM

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share