Justiça barra cobrança de taxa para entrar em Morro de São Paulo, na BahiaCOMENTE

vista-da-praia-ao-chegar-em-morro-de-sao-paulo-1377556461512_615x300

O Tribunal de Justiça da Bahia decidiu, por unanimidade, que a taxa de R$ 15 para entrar em Morro de São Paulo, um dos destinos mais visitados por turistas nacionais e estrangeiros no Estado, é inconstitucional.

Na decisão, publicada na quarta-feira (23), o Tribunal diz que a lei municipal de Cairu (sul baiano) autorizando a cobrança da taxa a partir de 2013 fere a Constituição do Estado da Bahia. Ao UOL, a Prefeitura de Cairu informou que ainda não foi notificada da decisão e, por enquanto, a taxa de proteção ambiental está mantida. Declarou ainda que vai recorrer em instância superior.

O objetivo da criação do tributo seria angariar fundos para a preservação ambiental da ilha. A cobrança foi aprovada pela Câmara de Cairu em 27 de dezembro de 2012, meses após outra taxa semelhante, a “taxa de turismo”, no valor de R$ 12, ter sido julgada também inconstitucional pelo Tribunal e ser extinta logo depois da decisão.

O valor investido pela Prefeitura na preservação ambiental da ilha com a verba arrecadada pela taxa não foi informado, o que é uma reclamação de moradores locais. Morro de São Paulo recebe anualmente cerca de 200 mil turistas. A Prefeitura, contudo, diz que não é possível calcular o valor arrecadado com a taxa com base no fluxo de pessoas, pois há casos de isenções, como para moradores da ilha. “A taxa é cobrada apenas às pessoas que chegam por via náutica nos horários de funcionamento do porto”.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade consta como parte contrária apenas a Câmara Municipal de Cairu, que se limitou a informar que ainda não foi notificada e que deverá recorrer assim que receber o comunicado. A Secretaria de Turismo da Bahia foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu.

praia-da-gamboa-morro-de-sao-paulo-1392841596533_615x300
Praia da Gamboa, em Morro de São Paulo

 

Queixas
Moradores de Morro de São Paulo (localizado na Costa do Dendê, dentro da Área de Proteção Ambiental Tinharé/Boipeba, e a 290km de Salvador) afirmam que a taxa não vinha atendendo aos objetivos finais, que era a preservação do meio ambiente.

“Até concordo com a taxa. O problema é que não há transparência com os gastos feitos com o dinheiro arrecadado. O que temos visto aqui na segunda praia, por exemplo, são grandes empreendimentos desmatando grandes áreas de mata nativa. As obras chegaram até a ser embargadas pela Justiça”, queixa-se a empresária Carmem Adamatti, que há 20 anos possui uma pousada no local.

A cadeia do turismo de Morro de São Paulo tem 220 estabelecimentos para hospedagem (pousadas e hotéis) e 125 bares e restaurantes, num dos quais trabalha o cozinheiro Antonio de Jesus, 43, morador do Morro há 25 anos. Ele se queixa da coleta de lixo, que considera irregular. “Ficaram de coletar até as 10h, mas o lixo fica espalhado pelas portas das casas e estabelecimentos comerciais até as 13h, numa fedentina horrível”, afirmou.

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share