Foto: Divulgação

Uma idosa de 66 anos foi torturada dentro da própria casa, na noite da última terça-feira, por traficantes da comunidade do Kelson’s, na Penha, Zona Norte do Rio. Criminosos invadiram a residência da vítima e a agrediram depois de acusá-la de “X-9”, termo usado para designar pessoas que são informantes da polícia. Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) receberam a denúncia e conseguiram resgatar a mulher com vida. Segundo o delegado Hilton Alonso, titular da DRFC, a idosa estava bastante machucada. Ela contou aos policiais que foi espancada com socos, chutes e coronhadas e teve parte de seu cabelo cortado com uma faca. A vítima disse ainda que tomou choques pelo corpo. Os criminosos a ameaçaram também com uma arma e chegaram a colocar uma granada dentro de sua boca.

Após ser resgatada pela equipe, ela foi medicada e está na casa do irmão, fora da comunidade. O delegado Alonso informou que a mulher é catadora de lixo, mora sozinha e não prestava nenhuma ajuda à polícia, como suspeitavam os bandidos. Ainda segundo ele, pelo menos oito traficantes participaram das sessões de tortura. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso e identificar os envolvidos. O crime aconteceu no mesmo dia em que as Forças Armadas, junto com as polícias civil e militar, fizeram uma grande operação na região — a maior ação de integração desde o início das atividades das tropas, em julho do ano passado, segundo o coronel Roberto Itamar, porta-voz do Comando Militar do Leste.

Os agentes receberam a denúncia sobre a idosa por volta das 22h, quando as equipes já haviam deixado a favela. A delegacia, com o apoio de outras duas especializadas (DECOD e CORE), realizou uma nova incursão no local e conseguiu encontrar a senhora. A favela da Kelson’s fica ao lado do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), considerado o maior e mais diversificado centro de formação de praças da Marinha do país. De acordo com Alonso, o local tem sido alvo frequente de ações da especializada, que busca reprimir o roubo de cargas associado ao tráfico de drogas. (O Globo)