Época de catapora está chegando; veja como evitar

A catapora é uma doença causada por vírus, altamente contagiosa, que pode acometer pessoas que nunca tiveram a doença ou não receberam a vacina. Apesar de poder acontecer durante todo o ano, é no fim do inverno e começo da primavera que o número de casos aumenta exponencialmente, de acordo com a revista Pais & Filhos.

A gerente médica de vacinas da GSK, Evely Tanaka, explica que o contágio pode ocorrer por via respiratória e por meio de contato com objetos contaminados.

Os sintomas podem demorar entre 10 e 21 dias para aparecer, causando as famosas bolhas no corpo, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre. As bolhas aparecem primeiro no rosto e depois em demais partes do corpo.

Em poucos dias, as bolhas secam e cicatrizam, mas a coceira pode incomodar bastante, principalmente os pequenos. O ideal é não coçar, para que as bactérias presentes na unha não infectem as bolhas e piorem o problema.

O site Minha Vida indica ainda dar banhos de aveia com água morna na criança infectada, pois isso cria uma camada cascuda e confortável sobre a pele. Loções Loções tópicas e anti-histamínicos orais podem amenizar a coceira. Vale ressaltar que nenhum medicamento deve ser dado à criança sem o aval do pediatra.

As vacinas para prevenir a transmissão devem ser dadas em duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda a partir dos 15 meses, dando sempre um intervalo de três meses da primeira dose.

NM

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share