Deputado pede prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (28), o deputado estadual Alex Lima (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia uma indicação ao Ministério do Meio Ambiente, solicitando a prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo concedido pela legislação em vigor se encerra no próximo dia 31 de dezembro, mas a região Nordeste ainda apresenta o menor índice de cadastramento, registrando 82% do território inscrito.

“Sabemos da importância do CAR, mas o prazo foi insuficiente para a mobilização de todos os pequenos produtores rurais e a região Nordeste ainda apresenta o menor índice de inscrição do país. A Bahia é o estado com o maior número de agricultores familiares do Brasil e muitos deles não têm fácil acesso à internet ou são alcançados pelas propagandas institucionais. Portanto, a prorrogação seria a melhor medida”, disse o deputado.

De acordo com levantamento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), dos 5,2 milhões de imóveis rurais do país, pouco mais de 4 milhões foram inscritos no CAR até agora, sendo que a maior parte dos cadastrados são médios e grandes produtores rurais.

“Estes dados evidenciam a dificuldades dos pequenos produtores na realização do cadastro. Acredito que mais 12 meses de prorrogação seria o tempo necessário para atingirmos a meta nacional. O Cadastro Ambiental Rural é de grande importância e precisa ser realizado por todos”, completou o parlamentar.

 

ASCOM

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share