Conheça um pouco do histórico de devoção a São Roque na Cidade de Mutuípe

Houve a possibilidade de Santo Antônio se tornar o padroeiro de Mutuípe, tendo em vista, que a primeira capela erguida nestas terras foi em sua honra, pelos descendentes de italianos,na localidade da Moenda.
A referência religiosa dos moradores da Vila Mutum em 1897, era a igreja do Senhor Bonfim no povoado das Velhas, atualmente a cidade de Jiquiriçá, a quem pertencia todo este território.

Com a chegada do desenvolvimento, através da linha de trem Nazaré – Vitória da Conquista, a pequena vila se expandiu acolhendo migrantes de toda redondeza, com isto nos anos de 1904, uma série de doenças em epidemia, como a febre tifoide, se disseminou entre os moradores fazendo com que muitos morressem, inclusive se construiu um cemitério no alto da Jaqueira para sepultar os chamados “lazarentos.”

Em 1907, chegava a Vila Mutum, profissionais especializados para ampliar a construção do pontilhão da train’road, e estes também foram acometidos pelo surto de febre, um deles testemunhou que na região do canal torto onde trabalhavam, desembarcou um andarilho que ensinava remédios caseiros, e que este homem reuniu os moradores da Vila, falou sobre a devoção a São Roque em Nazaré, e de que este era o santo invocado nos lugares em epidemias, e assim prometeu junto ao povo, que se alcançassem a graça de serem curados, São Roque teria uma festa todos os anos.

De fato, por meio dos remédios caseiros, e da fé do povo, a febre foi contida, e assim no dia 16 de Agosto de 1907 realizou-se na atual praça Goês Calmon uma Missa em ação de graças a São Roque pelo Pe. Antônio Cantidiano de Jesus Marinho – Vigário de Jiquiriçá. Naquele mesmo dia, todos se motivaram para o erguimento de uma capela para São Roque, firmando a promessa de todos os anos realizarem a festa.A capela demorou doze anos pra ser concluída, e São Roque só foi instaurado padroeiro, logo após a população de Mutum sofrer as consequências da enchente do Rio Jiquiriçá de 1914, que assolou a região em desastre natural, e deixou um novo surto de doenças contagiosas como a varíola.

Em 1917, o Pe. Clodoaldo Barbosa – Vigário de Jiquiriçá adquiriu uma bela imagem do padroeiro, que chegou a Vila na grande festa de inauguração da igreja de São Roque em 1919.Com passar dos anos, inúmeras mudanças foram acontecendo, como a demolição da antiga matriz, o roubo da primeira imagem, mas a promessa inicial perpassa as gerações, e se mantém forte nos nossos dias.

Fotos e Informações: Paroquia São Roque de Mutuípe)

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share